O que faz um escriturário
Cargo com ampla concorrência em Concursos Públicos, o escriturário é uma peça fundamental e de extrema importância para as agências bancárias. Se você está pensando em participar de algum Concurso com vagas para escriturário e deseja saber mais sobre este importante cargo continue lendo esse artigo, onde vamos abordar:
- O que faz um Escriturário;
- Principais características para seguir essa carreira;
- Concursos que oferecem vagas para escriturário;
- Quanto ganha um escriturário.
Caso, ainda tenha dúvidas ao final do artigo, deixe uma pergunta nos comentários abaixo e lhe responderemos. 😀
O que faz um Escriturário
Quando você decide participar de algum Concurso, qual é seu critério de decisão? Espero que não seja somente a questão financeira, afinal a sua carreira profissional só terá sucesso quando você fizer o que realmente gosta. A remuneração virá como uma recompensa e por isso não deve ser o fato decisivo no momento de de inscrever para um concurso.
É importante que antes de iniciar seus estudos e principalmente antes de fazer sua inscrição, tenha plenos conhecimentos das funções do cargo em que pretende pleitear uma vaga e para o nosso caso, vamos falar sobre o cargo de Escriturário.
O escriturário tem suas funções ligadas a área financeira, bem como ao atendimento a clientes da instituição em que trabalha. As principais atribuições deste cargo são:
- Realizar lançamentos em contas, para fins contábeis;
- Abrir novas contas para clientes;
- Auxiliar no uso de terminais de autoatendimento;
- Gerenciar o processo de criação e entrega de cartões;
- Fornecer, de acordo com as necessidades, informações sobre produtos, serviços e financiamentos;
- Prestar as informações necessárias aos clientes do Banco;
- Redigir correspondências em geral;
- Organização e arquivamento de documentos;
- Fornecer assistência aos gerentes;
- Atividades administrativas, financeira, mercadológica e operacional;
- Elaboração de planilha para controle interno das tarifas cobradas;
- Elaboração de relatórios, gráficos, planilhas e demonstrativos;
- Atuar na captação de recursos, divulgando e vendendo os produtos e serviços do Banco.
Vale lembrar que listamos as principais funções atribuídas a um escriturário de forma genérica, já que cada banco tem suas próprias políticas e regras, o que faz também com que as atribuições possam ser diferentes para este cargo.
Principais características para seguir essa carreira
As principais características de um escriturário são:
- Paciência;
- Raciocínio Rápido;
- Agilidade;
- Responsabilidade;
- Ser comunicativo;
- Ser dinâmico;
- Habilidade para resolver problemas;
- Ser organizado.
Concursos que oferecem vagas para escriturário;
Os principais concursos com vagas (e muitas) para o cargo de escriturário, normalmente são realizados por instituições financeiras como Banco do Brasil, Banrisul, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, etc.
Além dos bancos, também encontramos vagas para esse cargo para prefeituras e câmaras municipais. Para esses casos as atribuições ao cargo já diferem em alguns pontos do que listamos acima, afinal você trabalhará em uma prefeitura ou câmara e não em um banco.
Quanto ganha um escriturário
A remuneração de um escriturário, assim como as atribuições ao cargo, diferem de acordo com a instituição ou órgão em que se vai trabalhar. Um escriturário do banco do Brasil, por exemplo, recebe uma remuneração mensal em torno de R$ 3.280,00, mais diversos benefícios.
Caso o escriturário trabalhe para o Banrisul vai receber uma remuneração mensal no valor de R$ 3.001,47, já inclusos benefícios como cesta alimentação e auxílio refeição.
O melhor a se fazer é pesquisar a remuneração de acordo com a instituição escolhida. Essa informação sempre encontramos no edital do Concurso.
E aí, você pretende se tornar um escriturário? Já está se preparando, com foco em um concurso específico? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco!