O que faz um Técnico Judiciário – Área Administrativa

Sabe o que faz um Técnico Judiciário – Área Administrativa?

Área de atuação

O Técnico Judiciário – Área Administrativa é um servidor público no quadro de pessoal dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, organizando e executando serviços de expediente e treinamento.

Funções

Esse profissional é o responsável por executar tarefas de apoio à atividade judiciária; arquivar documentos; efetuar tarefas relacionadas à movimentação e à guarda de processos e documentos; realizar atendimento ao público interno e externo; classificar e autuar processos; realizar estudos, pesquisas e rotinas administrativas; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Para seguir a carreira

Para seguir a carreira de Técnico Judiciário da Área Administrativa é preciso do ensino médio completo e 18 anos na data da posse do cargo, os requisitos básicos exigidos geralmente são:

– Ser aprovado no concurso público;
– Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
– Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo  estatuto  de  igualdade  entre  brasileiros  e  portugueses;
– Estar em gozo dos direitos políticos;
– Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
– Estar quite com as obrigações eleitorais;
– Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo (ensino médio completo);
– Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por meio de exames médicos.

Remuneração:
O salário para o cargo de Técnico Judiciário gira em torno de R$ 5.425,79. Esse valor varia de acordo com os  Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal.